Principais destaques:
- Michael O’Leary, CEO da Ryanair, diz que Bitcoin deve ser evitado „como uma praga“.
- De acordo com O’Leary, Bitcoin é equivalente a um esquema de ponzi
- O’Leary fez os comentários após o esquema de moeda criptográfica „Bitcoin Lifestyle“, alegando falsamente que O’Leary endossou a plataforma em uma aparição na TV.
Apesar de Bitcoin estar ganhando cada vez mais legitimidade nos círculos da corrente dominante, nem todos são fãs – Michael O’Leary, o CEO da companhia aérea Ryanair, criticou Bitcoin como um investimento em uma declaração ao The Times:
„Eu nunca investi um centavo no Bitcoin Revolution, o que eu acredito ser equivalente a um esquema Ponzi. […] Eu aconselharia fortemente a todos os que têm um pouco de bom senso a ignorar esta falsa história e evitar a Bitcoin como uma praga“.
Um esquema de moeda criptográfica usou a imagem de O’Leary sem permissão para se promover
Para ser justo com o O’Leary, ele não começou a esmagar o Bitcoin do nada. Um esquema online que promete retornos massivos aos investidores usou a semelhança de O’Leary para promover o esquema (obviamente sem a sua permissão).
O esquema, chamado de „Bitcoin Lifestyle“, diz que seu aplicativo realiza negociação automática de moedas criptográficas com uma „taxa de ganho de até 98%“. Entretanto, os usuários têm que depositar pelo menos $250 antes que o suposto bot comece a negociar por eles.
O esquema então dá aos usuários a aparência de que o valor de sua conta está aumentando constantemente, e os incentiva a investir mais. É claro que os investidores se deparam com uma parede de tijolos assim que tentam realmente retirar seus „ganhos“.
O esquema Bitcoin Lifestyle e outros esquemas fraudulentos que parecem praticamente idênticos a ele muitas vezes tentam atrair novas vítimas através de publicidade agressiva em plataformas de mídia social como o Facebook e afirmando que pessoas famosas como O’Leary apoiaram o esquema em um programa de TV. No caso de O’Leary, os golpistas alegaram que ele endossou o produto no Late Late Show.
Enquanto O’Leary fez a declaração para esclarecer que ele não está envolvido de forma alguma com o esquema de investimento fraudulento, ele disse que os investidores deveriam „evitar Bitcoin como uma praga“. Sua opinião sobre Bitcoin parece ser muito semelhante à do lendário investidor Warren Buffett, que rotulou Bitcoin como „veneno de rato ao quadrado“ e disse que ele nunca investiria na moeda criptográfica.